Curta-nos no Facebook

 

Compre sua Máquina de Sorvete

(51) 9963-0426
(51) 9934-5674
(51) 8906-1501
(51) 9399-9424
(51) 8592-7975
(51) 8585-9606
(51) 8544-0338
(51) 8221-8345
(51) 8220-4567

Entre em contato pelo telefone (51)3459-9900 ou pelo msn italininhafabrica@hotmail.com

Sorvete

História do sorveteA história do sorvete

Há três mil anos antes de Cristo, o sorvete já era muito apreciado. Os Gregos e os Romanos deliciavam-se com esta guloseima fria. Porém, antigamente a sua preparação era bastante complicada. Os ingredientes básicos vinham direto das montanhas de neve.

Para manter uma reserva deste gelo, eram feitos buracos na terra e depois os revestiam com madeira. Assim o gelo era comprimido e coberto com palha. A receita dos cozinheiros levava: gelo, nata, mel, coento e diversos frutos secos. 

Com o passar do tempo um confeiteiro siciliano teve a feliz ideia de fabricar gelo artificial. Para isso ele utilizava Azotato de potássio. Por essa razão que até hoje a Sicília reivindica o reconhecimento dela como "Pátria do Sorvete".

Mas o sorvete só foi realmente conhecido, quando a Princesa Florentina Catarina de Médicis, se casou com o herdeiro do trono da França, Henrique II. Foi quando ela levou para a corte Françesa um sorveteiro da Veneza. 

Nessa época, as receitas eram consideradas segredo de Estado, devido o prazer que o sorvete proporcionava. Também graças a essa sensação de gozo, ele foi vedado ao povo até o ano de 1651.

 Em 1846 nasceu à primeira máquina a manivela de sorvetes. Ela era feita de madeira, forrada com palha, gelo e salitre. Depois disso, surgiu a primeira sorveteria, fundada por um siciliano na cidade de Paris. 

Mas foi somente no final do século XVIII que o sorvete conquistou com êxito a população europeia. No ano de 1876 foi construída a primeira máquina refrigeradora. Essa criação foi quem deu o primeiro passo para a indústria do sorvete. 


Benefícios do sorvete Sorvete

É um alimento nutritivo;

Possui fonte de proteína, carboidrato e lipídeo;

Em sua composição se pode encontrar cálcio (importante na formação e manutenção de ossos e dentes);

Tem vitaminas lipossolúveis A, D, E e K e algumas do complexo B; 

Consumir até duas bolas de sorvete por dia aumenta a possibilidade de gravidez (o leite utilizado no sorvete possui um hormônio que estimula a fertilização);

Reduz o estoque de gordura;

Combate a TPM;

Previne a diabete tipo 2;

Por ser gelado evita hemorragias na boca. 


Curiosidades do sorvete

A temperatura ideal para se servir um sorvete é 13º C, assim sua textura, sabor e leveza são melhores apreciados;

O ex-presidente americano Clinton, adora sorvete. Ele já chegou a pagar 130 dólares por sorvetes de manga em um hotel; 

O sorvete de casquinha ficou popular em 1904 durante uma feira mundial. Mas não se sabe ao certo quem foi o seu inventor;

Durante a segunda guerra mundial era oferecido sorvetes aos marines, quando eles saiam para longas patrulhas;

No começo do século, muitos imigrantes que chegavam aos EUA colocavam o sorvete no pão. Eles pensavam que era um novo tipo de manteiga gelada.


Mitos sobre o sorveteSorvete e seus benefícios

Sorvete dá gripe e dor de garganta?
Não. Até hoje não há doenças que foram cientificamente associadas devido o consumo de sorvete.

Sorvete não é saudável? O sorvete é tão saudável quanto uma maçã. Ele contém ingredientes importantes para o organismo. Dentro de uma dieta equilibrada, o sorvete pode ser consumido diariamente. Os bons sorvetes têm cerca de 70% de leite em sua formulação e são ótimas fontes de cálcio. Os sabores de frutas são 100% naturais. Cada fruta tem um nutriente diferente. O de limão, por exemplo, é fonte de vitamina C.

Sorvete não é natural?
Alguns não são, mas muitos ostentam o selo "100% natural". O sorvete é um produto alimentício e saudável. A naturalidade ou não do produto, está associada aos ingredientes, que podem ser naturais ou artificiais. Os bons sorvetes são preparados a partir de ingredientes naturais, como: leite, frutas, chocolate e açúcar. Estes ingredientes são misturados em um processo industrial, que pode ser mais confiável do que muitos processos artesanais. Por meio de um processo industrial e em tecnológico é possível eliminar a possibilidade de contaminação microbiológica e obter excelentes condições de higiene. Ou seja, o fato de ser industrializado não significa que ele é artificial, e tampouco o artesanal ser um produto natural.

Sorvete é mais calórico que uma barra de chocolate?
Não necessariamente. Para se ter ideia, 3 bolas de um sorvete light de frutas têm a mesma quantidade de calorias que uma barra de cereal; 2 bolas de sorvete de flocos, creme ou napolitano (60g cada) têm a mesma quantidade de cálcio que um copo de leite.

Quantas vezes por semana uma criança pode tomar sorvete?
A partir de que idade o alimento é recomendado? A partir de um ano de idade.  A frequência de consumo depende da idade e da alimentação da criança.

Sorvete engorda?
O conteúdo calórico de um sorvete é significantemente menor do que as pessoas acham. Sorvete, assim como qualquer outro alimento, deve ser consumido dentro de uma dieta equilibrada. 

Quem tem triglicérides altas pode consumir sorvete?
A alimentação de quem tem triglicérides altas exige cuidados especiais, portanto, é fundamental discutir a inserção dos alimentos com um médico ou nutricionista.

Quais sorvetes podem ser consumidos por quem tem sensibilidade à lactose?
Todos os sorvetes que não levam leite em sua formula.


Conheça alguns tipos de sorvete


Pin It

Italianinha no Facebook

Italianinha Fábrica de Máquinas de Sorvete Expresso
Rod. RS118 km 02, nº 2465 Cep: 93260-360 - Esteio/RS
Fone: (51) 3459.9900 -  (51) 3439.8700 SAC    E-mail: vendas@italianinha.com